Bem-vindos meus caros amigos, hoje vim falar de um assunto que já passou da hora de resolver: a reforma da quadra Benedito Calixto.
Quem já jogou futebol, vôlei ou qualquer outro esporte na quadra da escola Benedito Calixto, entende como é importante preservá-la. Sua construção ocorreu em 1976, pela Prefeitura com recursos complementares da Secretaria Estadual de Esportes e Turismo, durante o mandato do Governador Paulo Egydio Martins e do prefeito Orlando Bifulco Sobrinho. Desde então, faz parte da história de muitos moradores da cidade – inclusiva da minha.
Qual a importância da reforma da quadra do Calixto?
Com amplas arquibancadas, vestiários, cantina e quadra poliesportiva, ela já sediou competições de basquete, futsal, voleibol, handebol, judô, karatê e outros esportes. Para alunos, pais de alunos e moradores, a quadra do Calixto tem valor sentimental, o que só torna sua reforma mais importante.
O ginásio está fechado há mais de cinco anos devido à falta de manutenção, e sua reforma é um assunto antigo tratado pela administração pública. No dia 18 setembro de 2017, por meio do requerimento aprovado nº 173/2017, pedi a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo por informações a respeito da existência de um cronograma de obras para a reforma da quadra.
Em 2021, tive nova aprovação no requerimento nº 37/2021. Nele solicitei à Diretoria de Ensino de São Vicente e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo informações sobre a existência de algum projeto de reforma da quadra. Perguntei se a escola tinha verba destinada para tal.
Questionei também a viabilidade de uma celebração entre o Estado e o Município de Itanhaém para a administração da quadra da Escola Benedito Calixto. Bem como a possibilidade do setor privado contribuir com a reforma e manutenção do espaço. Para ambos, novamente não obtive retorno.
Em 20 de janeiro de 2022, o Ex-Governador Rodrigo Garcia anunciou que o Governo de SP já estava finalizando um processo de licitação para a reforma da quadra da Escola Benedito Calixto. Por conta disso, encaminhei o requerimento nº 20/2022 para a sessão ordinária de 21 de fevereiro de 2022 questionando sobre o andamento do processo mencionado.
E a reforma, como fica?
Foi apenas em abril de 2022 que recebi a seguinte resposta: “os trâmites da respectiva obra se encontram em fase de elaboração de orçamento e deverá aguardar a execução do FDE”. Assim, em 13 de fevereiro de 2023, abri novo requerimento. Nele questionei o que impede que a reforma da nossa quadra se inicie em breve, bem como em qual etapa do processo estamos.
Dessa forma, não vou desistir de lutar pelo direito dos estudantes e moradores da região de usufruírem da quadra esportiva da escola Benedito Calixto. Além de contribuir para o nosso futuro, ela é parte da nossa história.