Ciclofaixas e ciclovias em Itanhaém, é hora de expandi-las! 

Foto da orla de Itanhaém, onde tem a ciclovia ao lado dos coqueiros e quioques e grama.
Escrito por: Wilson.RH

Escrito por: Wilson.RH

Vereador eleito em Itanhaém pelo MDB - Contabilista - Sociólogo - Advogado

A imagem mostra é uma foto da orla da praia do Centro de Itanhaém. Nela, há uma rua de tijolinhos vermelhos (meio desbotados), ao seu lado direito há uma calçada, que conta com postes de iluminação com duas lâmpadas vermelhas por toda a sua extensão, a ciclovia para bicicletas logo ao lado e, depois dela, a grama e os coqueiros. Nessa parte gramada é onde ficam os quiosques e, depois dele, há um pequeno declive e por fim há a praia. Na imagem, só é visto um pedacinho do mar ao fundo. O céu está nublado, tem carros no fundo, e tem um trecho da ciclovia com cones laranjas com listras brancas, devia estar com asfalto fresco ou algo assim. A imagem foi escolhida para ilustrar porque é preciso expandir as ciclovias de Itanhaém.

Olá meus amigos! Gostaria de compartilhar com vocês uma solicitação que apresentei à Câmara Municipal, por meio do requerimento nº 293 de 2022. Nela, questionei a possibilidade de expandir as ciclovias e ciclofaixas de Itanhaém, a fim de atender os pedidos dos moradores. 

Sabemos que a bicicleta é um dos principais meios de transporte para a população da região, e muitos dependem dela para se locomover diariamente. Entretanto, o número de ciclovias e ciclofaixas que temos atualmente é insuficiente para atender à demanda de forma segura.  

Porque é preciso expandir as ciclovias

As ciclovias e ciclofaixas não se estendem por toda a cidade, fazendo com que muitos ciclistas tenham que dividir seu espaço com veículos motorizados, o que aumenta o risco de acidentes. Além disso, não podemos esquecer de outro ponto importante: a população de Itanhaém aumentou 13,4% na última década. Nós passamos da marca de 100 mil habitantes, visto que desde o Censo do IBGE, fomos de 87 mil habitantes em 2010, para 107,9 mil habitantes em 2022.

Em meio a esse momento de expansão, é essencial que a cidade se adeque às mudanças e possa acompanhar o desenvolvimento urbano de forma ordenada. Dessa forma, questionei o Executivo quanto a possibilidade de investirmos em infraestrutura segura para comportar todos que andam de bicicleta no município. 

Ao expandir as ciclovias e ciclofaixas de Itanhaém, os moradores terão um meio de transporte mais seguro para o seu dia a dia. Ir para o trabalho, chegar até a escola, ou mesmo aproveitar momentos de lazer de bicicleta é muito vantajoso. O ciclismo é uma forma de locomoção sustentável e econômica, que traz muitos benefícios para a saúde. Porém, para que o uso de bicicletas seja incentivado, primeiro é preciso investir em mobilidade urbana adequada para os moradores.

É meu dever, enquanto vereador, estar atento às demandas da população e trabalhar para solucioná-las. Nesse sentido, espero por atualizações sobre o requerimento.